Finalidade do Blog

Estudos, notícias, informações e complementação sobre questões de sociologia para o Ensino Médio

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O trabalho na atualidade

Transformações no Mundo do Trabalho: Emprego e Desemprego na Atualidade

Se perguntarmos à população brasileira quais são hoje os maiores problemas que perturbam a vida das pessoas em nossa sociedade, com certeza o desemprego vai ser uma das respostas, entre várias outras. Portanto vamos discutir a questão do trabalho?
Qual a importancia do trabalho na vida das pessoas?
O que significa o desemprego na vida social? Quais possíveis consequências para a sociedade?

E Karl Marx, o que diz respeito ao trabalho? Por que ele usa o termo Virtuosidade do trabalhador multilado? Vocês concordam com essa ideologia de Marx?

Então vamos começar? lembrem-se respostas iguais não serão avaliadas. Aguardo todos. Abraços

47 comentários:

Unknown disse...

Oi aqui e a Lais Ap. Zanesco nº 21 2ºA craveiro.
Intão...Karl marx dizia que trabalho deveria ser alienado,ou seja,o trabalhador seria livre e assalariado.Assim aumentaria a produtividade e o aperfeçoamento do trabalho.cada pessoua se especializaria em um setor de produção,e como nao teria tempo para produzir os objetos e alimentos em casa teria que comprar o produzido por outro trabalhador,formando um ciclo interminavel.
Não seria necessario plantar e colher os alimentos em casa,porque outras pesouas ja seriam treinadas para fazer isto com perfeiçao.
Hoje em dia,e isto que acontece.Trabalhamos para fornecer algum serviço ou produto as pesouas,e depois precisamos comprar oque outras pessouas produzem,pois são especializadas na quilo
Ex: O embalador de uma fabrica de bolacha compra uma televisão montada por outro trabalhador que por sua vez compra bolacha que ele empacotou.
Com a tecnologia muitas pessouas são trocadas por maquinas ,isso gera um desemprego em massa.Sem salario,as pesouas não podem comprar os produtos que as "maquinas" produzem
Ex:uma maquina no lugar do homem monta a televisão,o homem desenpregado nao tem dinheiro para comprar a televisao.
Isso provoca uma crise no comercio.

espero que a minha ideia sobre a ideologia de Karl Marx esteja certa.
abraços...

clau disse...

Oi aqui é CLAUDIANE N°:09 SÉRIE:2°A ESCOLA:CRAVEIRO...
É o trabalho que fornece o sustento aos seres e a dependência financeira de cada um.
O desemprego é a falta de recursos,falta de dinheiro.Isso acarreta várias consequencias,tais como: um alto índice de pobreza.
Karl Marx propôs o trabalho em sociedade, para ele não basta trabalhar para se conseguir bens,mas sim combater o capitalismo,segundo ele quanto mais o operário produz menos ele custa para a economia e consequentemente mais ele se desvaloriza,chegando ao ponto de se tornar uma mercadoria no capitalismo.
Divisão social do trabalho:
ocorre um aumento da produtividade e o aperfeiçoamento dos métodos de trabalho,industrialização e mão-de-obra assalariada isso resulta:
Virtuosidade do trabalhador multilado e alienação dos trabalhadores.

marcos_p11@hotmail.com disse...

Aqui é o Marcos Paulo Nº27 do 2ºA do CRAVEIRO !
Então, a importancia do trabalho na vida de cada um é de extreme importancia, pois sem o trabalho, sem o emprego não existiria nada oque existe agora atualmente, foi tudo no trabalho de cada ser humano ! seria uma pessoa que estaria sem exercer algum trabalho, ou seja sem fazer nada,só trazem consequencias ruins para a sociedade, pois ira ficar cada vez mais batalhada os empregos,o karl marx ele queria que todos fossem asalariados, e sempre ter um tempo livre,ele gostava de um trabalho em grupos, sociedade, pois quanto mais trabalhadores, mais ira render !Não concordo, pois tenho pensamentos diferente ! vai falaaê, mereço um 10 né ? ;x
OEIUWOEUOWI '

Paulo disse...

Aqui é o Paulo do 2ºA do craveiro sou o n°33
O trabalho serve para a sobrevivência humana, desde os séculos passados, todos queren conquistar uma vida digna para a família.
O tema Trabalho, é muito falado e considerado importante para a sociedade. Em épocas e classes sociais diferentes o trabalho foi exaltado ou desprezado. O trabalho já foi até considerado pelo catolicismo como uma penitência, e redenção, no protestantismo, um meio de enriquecer.
Define-se TRABALHO como uma atividade em que o homem exerce e com sua inteligência transforma a natureza, ao mesmo tempo busca um meio de se sustentar através das atividades remuneradas.
Antigamente o trabalho escravo era considerado natural e necessário.
Em sua época Karl Marx, criticou a condição degradante em que os trabalhadores estavam. Ele declarava que, somente pelo trabalho se gerava riqueza, e quem a produzia não tinha o direito a ela. Portanto a escravidão ainda existia, em terras mais novas, com o desenvolvimento da expansão marítima. Como por exemplo, na descoberta de novos países, ao chegar ao Brasil, os colonizadores ao invés de ensinar os nativos a trabalhar, eles escravizavam os nativos, sabendo como coagi-los, tanto no Brasil como em outras novas terras.
Graças à revolução industrial, o homem ficou um pouco mais livre, pois proporcionava ritmos mais acelerado para o trabalho, e o homem se ligou à máquina.

Lee Rosa disse...

O trabalho desenvolve o homem na sociedade e propicia o seu desenvolvimento social, que transforma a sociedade através da sua atuação na produção.Somente o homem(ser humano) trabalha.

O desemprego na vida social estabelece todas as relações e problemas sociais em uma sociedade, ele causa fome e miséria pela falta de dinheiro, e também gera aumento da criminalidade e interfere na vida e sua socialização...

Marx foi contra a forma como o capitalismo exerce sua influência negativamente, onde o trabalhador não era reconhecido pela sua importância no processo de produção,e sim pela possibilidade de gerar lucro ao empresário.O trabalho não deve alienar o trabalhador e sim desenvolvê-lo,ou seja multilando...

Concordo com Marx a respeito do trabalho não alienado, pois o trabalhador devia ter direito ao lucro de sua produção e não somente o empresário...Pois sem o trabalhador, a produção não seria maior e não iria gerar tanto lucro ao empresário...

É isso,essa é minha opnião sobre a ideologia de Karl Marx sobre o tabalho...
Um Abraço...
Téh mais...

dnaarte disse...

Douglas n°:13 2°A Craveiro !
O trabalho e importante para todos porque cada pessoa fazendu sua função vai ajudar outra porque tudo esta interligado,nas escolas professores ajudando a formar seus alunos que um dia podem fazer algum serviço que eles precisem!
O desemprego é uma das piores coisas que pode acontecer com uma pessoa,desempregados tem como uma barreira porque se você ficar muito tempo sem trabalhar as pessoas vão te desprezar muitas pessoas as vezes nem intendem a situação da outra e falam mau sem pensar que as vezes aquela pessoa não tem culpa de estar desempregada!
Com muitas pessoas desempregadas muitas vezes não por não ter empregos mais porgue não tem qualificação para fazer esse trabalho!
Marx acha que não deveria haver o capitalismo que todos deviam ser iguais(não ter essa de patrão empregado) porque isso desvaloriza os empregados que quanto mais produziam eram mais desvalorizados pelo capitalismo!
trabalhador multilado porque ele so servia como um instrumento de lucro que quanto mais trabalhasse melhor para seus patrões enquanto para ele nada mudaria!
Eu concordo com Marx trabalho deveria ter uma igualdade pora trabalhador e patrão porque sempre quem ganha eu o patrão nesse sistema o trabalhador so se da mau porque trabalha muito para d=seu chefe ganhar mais!
Isso e tudo!
Espero que goste dona!

Unknown disse...

Oi, aqui é a Nathalia H. F. Calafiori, n°32, 2°col. A, Craveiro;
O trabalho é importante para a sobrevivencia do ser humano, pois com ele que podemos nos sustentar, comprar aliemntos, vestimentas e coisas para o cotidiano e coisas para uso pessoal.
O desemprego significa que você, de certa forma, não tem como se sustentar, pois sem a renda mensal não ha como comprar coisas basicas para a sobrevivencia, mas isso não acontece apenas pela falta de empregos no mercado de trabalho, pois hoje em dia ha emprego para todos, o que esta faltando são pessoas qualificadas.
Hoje em dia as pessoas não se interessam em se expecializar em algo, para seguir uma carreira, as pessoas, hoje, se contentam com um "bico" e segem normalmente suas vidas assim.
Karl Marx dizia que o trabalhador devia ser livre e assalariado, podendo ganhar lucro em suas produções, sem que somente o proprietaria tivesse lucro.
Eu concordo com Marx, pois sem o funcionario, como o proprietario teria lucro nas grandes produçoes, quem faria esse trabalho?
Sem o funcionario, as produções nunca sairiam, então, o proprietario ficaria totalmente sem lucro.Ou seja, sem o funcionario, nada de produção, sem produção, sem LUCRO.
Espero que tenha sido bem clara sobre minha opnião, e que minhas ideias estejam de acordo.
Um abraço, até mais!

Jée ' disse...

Oie, aqui é Jéssica O. dos Santos Nº17 2ºB Craveiro.

O trabalho, antigamente era visto como algo cruel. Essa ideia de sofrimento é reforçada por outras ideias influenciadas pelas tradiçoes
greco-romanas e judaica-critã. O trabalho é um meio de subsistencia para o ser humano. É atraves do trabalho do homem que a sociedade se
desenvolve social e economicamente.

O desemprego na sociedade traz inúmeros problemas tanto econômico quanto social. O desemprego é a resultado de vários fatores, alguns deles (e/ou talvez os principais): não há espaço suficiente no mercado de trabalho para atender a toda demanda; capacitação/qualificação profissional é bem menor do que a exigida; o que também deve-se ao
baixo nível de escolaridade oferecido pelas escolas públicas. Além de que, com a tecnologia cada vez mais moderna, há uma substituição da
mão-de-obra humana pelas máquinas, o que faz aumentar ainda mais o desemprego, trazendo mais pobreza e gerando ainda mais dificuldade para
a sociedade.

Segundo Karl Marx, as desigualdades sociais observadas por ele, eram provocadas pelas relações de produção do Sistema Capitalista, que
dividem os homens em proprietários e empregados dos meios de produção. Marx também identificou relações de exploração da classe dos
proprietários(burguesia) sobre os empregados(proletariado). Isso porque, afim de assegurar a sobrevivência, os trabalhadores tinham de vender sua força de trabalho ao empresário capitalista, o qual se apropria do trabalho de seus operários. Marx dizia que o trabalhador deveria ser compensado (receber uma porcentagem) por seu trabalho, uma vez que era responsável pelo processo de produção. O capitalista deseja preservar seu dreito à propriedade do meios de produção e dos produtos
e à maxima exploração do trabalho, seja reduzindo salários ou ampliando a jornada de trabalho. O trabalhador por sua vez, procura diminuir a exploração ao lutar por menor jornada de trabalho, melhores salarios e
participação nos lucros.

Essas relações são interdependentes. Só existem proprietários porque há uma massa de desempregados, cuja única propriedade é sua força de trabalho, que precisam vender para assegurar a sobrevivência.

Eu concordo com Karl Marx, é essa relação de proprietário e empregado que faz aumentar a desigualdade entra as classes sociais. E que também, o trabalhador deve sim receber uma porcentagem por seu trabalho/produção e
não apenas o proprietário, pois ele tem uma grande parcela ou quase toda de contribuição na produção.


Bom, eu acho que isso é tudo. Espero que esteja certo. ;)
Beeijos.

Unknown disse...

Oii, aqui é Larissa Vicentini, nº 23, 2ºA, Craveiro.

O trabalho, em geral, é visto como a venda da força de trabalho para a existência do ser humano. Ele é de extrema importância na vida das pessoas, pois é através dele que indivíduo se sustenta, adquiri conhecimentos, experiências e valorização pelo trabalho que exerce.
O desemprego é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade. As conseqüências dele são inúmeras, dentre elas está à fome, a miséria, o aumento da criminalidade e da mão de obra barata. O desemprego é grande, não pela falta de serviços, mas também pela falta de qualificação do trabalhador.
Karl Marx dizia que o trabalho é a essência do homem, e que ele tem plena capacidade de produzir e obter lucros através dessa produção sem a interferência de um capitalista.
Marx achava que não deveria existir a divisão entre proletário e empregador. E que se houvesse uma relação entre empregado e empregador, o empregado deveria receber uma porcentagem pelas suas produções, já que sem elas não existiria o produto. Enfim, o proletário deveria ser assalariado de acordo com seus serviços, e que o capitalista não deveria ficar com todo o lucro, pois a base de todo esse processo é a mão de obra do empregado.

Eu concordo com a ideologia de Karl Marx, pois o que gera desigualdade é a divisão entre as classes sociais: empregados e empregadores. Concordo também, com a idéia da porcentagem de lucro que o proletário deveria receber, pois é a sua mão de obra que gera o lucro. O trabalho é a base da economia e da sustentação do mundo, então, nada mais justo, que ele seja valorizado de acordo com a sua produção.

Isso é tudo.! =]
Abraços...

mell disse...

Melany Christina de Souza N° 29 Serie: 2°A

O trabalho na vida das pessoas é um fator de grande importancia, pois ele garante uma melhor qualidade de vida, e tambem um reconhecimento da sociedade.Ele é o melhor instrumento para realizarmos nossas conquistas materias, mas alem disso ele tambem nos ensina a tomar nossas decisoes, resolver nossos problemas, desenvolvendo assim a capacidade de pensar e a lidar não só com si mesmo mas com toda a sociedade.
Porem muitos vivem sem uma verdadeira ambição profissional, contentam-se só com a necessidade basica de conseguir comida e moradia .

O desemprego pode acarretar varios problemas na vida social, tais como :
°maior baixa estima do individuo desempregado
°falta de reconhecimento; entre outros
Que pode gerar um maior indice de criminalidade, violencia, miseria que pode gerar problemas na sociedade.

Karl Marks defendia a ideia da classe trabalhadora de unir-se para derrubar os capitalistas e acabar de vez com as caracteristicas abusiva deste sistema, já que ele pensava que este era o maior problema responsavel das crises que cada vez mais se intensificavam pelas grandes diferenças das classes sociais.

Nao concordo e tambem nao discordo, pois hoje ja existem muitos direitos aos trabalhadores em que o patrao sempre leva o "pato".O salario dos empregados é relativo, depende de sua produção da sua desenvoltura,e de seu esforço. Nos dias de hoje se perguntarmos a muitos dos patrões de micro ou media empresas se é melhor ser patrão do que empregados, a grande porcentagem poderia descrever que são os empregados, pois patrõs hoje ja não tem direito a nada já que eles estao sendo deixados de lado, tendo que aceitar com todas as leis que sairam como: aumento de salario e impostos que vao diretamente ao governo. Porem concordo, porque existem sim trabalhadores que não merecem o trabalho escravo que tem (eu acho que é esse tipo de pessoa que merecem direitos); e tambem concordo com algumas leis que por exemplo é o de humilhar, falar coisas que ofendem muitos dos empregados. Entao concluo que o pensamento de karl marks tem os autos e baixos, ele ve o que é melhor ao trabalhador e esquece do patrao que tambem deve ter o seu direito.

Anônimo disse...

Nome: Mayara Aline Maciel N° 31 Série: 2°B

Podemos perceber que a importância do trabalho para uma pessoa é tudo, geralmente as pessoas que estão desempregadas, acabam sofrendo muita discriminação, e para grande parte das pessoas trabalho é apenas uma forma de conseguir comida e moradia, e realizar seus sonhos. O que definitivamente é importante para a sobrevivência do ser humano. O trabalho para o homem é como um verdadeiro sentido para a vida, e muitas vezes passam a maior parte do dia trabalhando. O desemprego é uma coisa que vem aumentando cada vez mais, as causas do desemprego são varias, tais como: Pessoas analfabetas, com problemas de saúde, não tem espaço no mercado de trabalho, entre outras. O desemprego acaba levando á pessoa a miséria, e o índice de violência são ligado diretamente ao aumento da taxa de desemprego, que aumentam cada vez mais. Muitas pessoas acham que o desemprego é uma prova de fracasso no mercado de trabalho e de fracasso para a pessoa desempregada, no mercado de trabalho porque a empresa não acha a pessoa com qualificação e capacidade para exercer aquela função, e para a pessoa desempregada porque a capacidade e a qualificação dela é bem menor do que a exigida pela empresa. O desemprego também vem se agravando pela tecnologia moderna, ou seja, com a descoberta de robôs que fazem a mão de obra nas fabricas, a dificuldade de arrumar um emprego aumenta. Para Karl Marx quanto mais o operário produz, menos ele custa para a economia e consequentemente mais ele se desvaloriza, chegando ao ponto de se tornar uma mercadoria do capitalismo, onde dividem os homens em proprietários e empregados, portanto, um dos determinantes do valor da mercadoria é o trabalho despendido em sua fabricação. Assim sendo, o trabalho não possui a característica de ser reconhecido na compra da mercadoria, porem, no valor da mesma. O trabalho despendido desta forma tornou-se valor agregado, passando ao aspecto de " venda " da mão de obra, sem a interligação do trabalhador e o produto, surgindo neste meio, o proprietário dos meios de produção. O trabalho tornou-se uma mercadora, a partir do momento que o trabalhador a vende como única fonte de sua sobrevivência. O desenvolvimento do trabalho criador aparece, assim, aos olhos de Marx, como uma condição necessária para que o homem seja cada vez mais livre mais dono de si próprio. Para Marx o empregado deveria receber uma porcentagem pelas suas produções, ou seja, deveria ser assalariado e o trabalho não deveria alienar o trabalhador e sim desenvolve-lo. Bom eu concordo com a ideologia de Karl Marx, pois sem o empregado o proprietário não teria lucro nenhum, pois quem faz os serviços da empresa é o empregado, e também concordo que o empregado receba uma porcentagem pela suas produções, e essa divisão entre empregado e proprietário fica cada vez mais evidente para todos, com é a discriminação e a desigualdade que pessoas enfrentam hoje em dia.

Espero que esteja certo.
Beeijos.

Unknown disse...

Marcelo Cavalcanti nº29 2ºB - CRAVEIRO
Hoje em dia, o trabalho, para todo e qualquer ser humano é de suma importancia, sendo que dele, para a grande massa, derivam alimentação, habitação, subsistência, no geral dependemos dele completamente, sendo que há uma grande diferença de trabalhos, uns melhores remunerados, uns não tanto, uns mais pesados, outros não,mais em nossa vida social a influência trabalhista é enorme.Define o tipo de pessoas com quem nos relacionaremos,define também, de acordo com a quantidade que ganhamos, a que coisas teremos acesso, a que lugares frequentaremos, entre outros fatores sociais,se estamos desempregados, logo teremos de achar alguma forma de sobreviver, sendo que a criminalidade é um dos caminhos a se seguir.Também, podemos citar que cada vez mais o mund fica mais avançado tecnologicamente, o que muitas vezes acaba com a necessidade de mão-de-obra humana, aumentando o desemprego.
O desemprego causa inumeras consequencias sociais, aumento da criminalidade, aumento de pessoas que por não terem onde morar, se tornam moradores de rua, ocasionalmente morte, entre outros fatores.
Quando citamos o fator de desigualdade no emprego, e idealismo sobre o mesmo,logo lembramos de Karl Marx, que dizia que a desigualdade social era devida a relação sistemica que faz a divisão entre proprietários e empregados.Também frisava a situação do trabalhadores , que apenas possuiam sua força de trabalho, e a tinham de vender, sendo que a eles muitas vezes não era pago o que lhes devia de direito.
Marx dizia que era de direito do trabalhador receber uma porcentagem sobre o lucro da proução logo que ele era de suma impotância para tal.
Eu creio no seguinte,que a relação empredor empregado nunca acabará, pois sempre haverá o proprietário de algo, que necessita de mao-de-obra,sendo que também devido as escassas condições de vida, devido a escolaridade e outros existem muitos que de concreto não possuem nada, só sua força, a a vendem em troca de um misero salari muitas vezes, o que faz gerar uma imensa desigualdade sem interrupção, pois os trabalhadores com o pouco que ganham dificilmente se tornarão pessoas que possuem, muito.

Unknown disse...

OI aqui é a Bruna Angra 2°B n°04 craveiro...

O trabalho hoje pode ser um meio de sobrevivencia , e tem suma importancia na vida de cada um de nós , sem um trabalho certamente as pessoas passam por dificuldades ,fome ,doenças ,pobreza isso também gera a discriminação.Ter um emprego hoje não é nada facil por isso que a preparaçao para o mercado de trabalho é muito importante , boa parte dos desempregados são analfabetos ou não tiveram acesso a educação , isso pode acabar levando ainda ao mundo do crime .Como podemos ver o trabalho entra em varios temas isso mostra sua importancia .
Nesse mundo consumista onde tudo é caro e para tudo precisamos de dinheiro , então como sobreviver sem um trabalho? Por isso também é que a educação é ainda mais importante pois tendo uma boa educação uma boa preparação certamente não passara muita dificuldade as crianças ou adolescentes de hoje.

Para Marx o trabalhador deveria ser mais reconhecido , deveria receber uma porcentagem de sua produção ou seja do lucro que ele da a empresa que trabalha , ja que sem ele a produção não existiria .Eu concordo se visto por esse lado de que o trabalhador deveria sim ter esse direito ou ao menos ter um bom salário.

Anônimo disse...

Fernanda Zavanella nº11 2ºB Craveiro

O trabalho é fundamental para a maioria das pessoas que seguem uma vida independente, pois é com o salario recebido que essas pessoas se mantem.
Hoje em dia o trabalho é algo "obrigatório" pra 90% das pessoas, pois elas dependem do dinheiro que ganham com esses trabalhos para poderem sobreviver, ter uma casa, comida etc.
Por isso o desemprego causa um "caos" na vida das pessoas, por elas dependerem desse dinheiro pra se manter e sobreviver.
O desemprego desencadeia uma série de problemas sociais, pois as pessoas dependem do dinheiro pra sobreviver, com o desemprego se aumenta o numero de pessoas envolvidos na criminalidade e marginalidade, aumentando ainda mais as diferenças socias ja existentes hoje em dia.
Karl max tinha uma ideia de trabalho sem diferença social, sem diferença entre empregado e patrão, entre uma empregada doméstica e um médico.
Infelizmente essa ideia de "Karl Max" não foi mantida e não esta na cabeça das pessoas na sociedade em que vivemos, pois hoje, essa diferença social é um dos maiores motivos do desemprego e das descriminações.

Anônimo disse...

Aquii e O Matheus do 2 A Numero 28
Karl Heinrich Marx Foi um Intelectual Alemao fundador da doutrina comunista moderna que atou como Economista,filosofo,historiador,teórico politico e jornalista.
O pensamento de Marx influencio varias areas,tais como filosofia,historia,sociologia,ciencia politica e outras ...
Em uma pesquisa de radio BBC de Londres , realizada em 2005 Karl Marx foi eleito o maoir filósofo de todoas os tempos.
Marx dizia que o trabalho deveria ser aliado,ou seja trabalho livre e assalariado ,assim aumentaria a produtividade e aprimorava o trabalho.Marx tiinha uma ideia de trabalho sem social,infelizmente essa ideia nao foi mantida e nao esta sendo usado por aii ,pois hoje a muita diferenca social um dos maiores motivos dos desempregos no brazil.
Esse foi meu comentario

carol disse...

Ana Caroline Boarreto n°:03 2°A Craveiro
O trabalho na vida das pessoas é importante pois sem ele não é possivel ter uma sustentação econômica.
O desemprego é o cidadão deixar de receber o seu salário,levando assim a pobreza que hoje é um caso muito frequente.
Segundo Karl Marx o trabalhador não possui os meios de produzir as mercadorias, pois há, em suas palavras, um divórcio entre produtor e meios de produção. Se o trabalhador não tem as ferramentas para produzir as mercadorias terá que vendar a única mercadoria que possui, ou seja, sua força de trabalho.
Quando o trabalhador produz a mercadoria,produz algo totalmente estranho a ele mesmo, pois não dispôs de suas próprias ferramentas não tendo qualquer ligação com aquela fração de trabalho materializado no produto que concebera.
Marx vê que a alienação do homem não se manifesta apenas na miséria dos trabalhadores, defende que o próprio capitalista é também um alienado, desumanizado, pelo seu culto ao dinheiro.

Kelli disse...

Oi aqui é a Kelli nº19, 2°A ,Craveiro
O trabalho na vida social de qualquer pessoa tem a sua importância,pois com o trabalho a pessoa se mantem no mundo que atualmente não anda nada fácil e consegue a sua devida sobrevivência e a de sua familia.
O desemprego é um tema bastante abordado em nosso país, pois, muitas vezes escutamos pessoas falarem que no Brasil não existe empregos, infelizmente o que realmente acontece é o contrário porque emprego existe sim o que não existe são pessoas qualificadas para exercer as profissões,ou seja, hoje em dia as pessoas não estão se preocupando em ser aperfeiçoar ir além do básico elas se acomodaram e isso é uma coisa que acontece muito.
Segundo Karl Marx, o trabalhador devia ser livre e assalariado, ter os seus direitos respeitados, Karl Marx usa o lema "Virtuosidade do trabalhador multilado", porque os trabalhadores se submetiam ao domínio do capital e com isso eles aceitavam suas imposições.
Concordo com Karl Marx,pois os trabalhadores deviam ser livre e ter os seus direitos, mais acima de tudo eles deviam lutar para conquistar o seu espaço na sociedade como ser humano.Afinal sem ter trabalhadores não iria ter lucros e com isso os empresários cada vez mais iam cair no prejuizo,porém ambos tanto empresário como o trabalhador devem usufruir dos frutos do seus trabalhos!
Isso é tudo, desde já obrigada.
abraço....
Até a próxima!

Unknown disse...

Rafaela B. Borin N°34 Serie: 2°A
Olá
A importancia do trabalho é que sem trabalho ninguem vive, pois trabalhamos para viver, para não termos dificuldades, não passarmos fome, não termos doenças, etc. Por isso o trabalho é de grande valor em nossa vida.
O desemprego é um dos fatores que contribui para a desnutrição, ou seja, a fome; o aumento da violencia e criminalidade; o numero de analfabetos tambem é um fator que pode gerar desemprego; o desemprego leva a miseria e a pobreza, essas e outras coisas são consequencias de um desempregado, e ficando desempregado não se vive.

Karl marx queria que quem trabalhasse fosse remunerado, e para ele não deveria existir a divisão entre patrões e funcionarios/ empregados. Ele usa esse termo virtuosidade do trabalho multilado por causa da divisao social do trabalho e isso seria um resultado dessa divisão.

Concordo, pois se não houvesse a divisao de classes não haveria desigualdade e outras coisas que geram o desemprego.

Abraços.

Unknown disse...

Daniele Pedroso numero 06 do 2º colégio B Craveiro.

Hoje em dia e muito grande o numero de desempregados no Pais, e sendo ele o item principal para sobrevivencia da populaçao. Um desempregado acarreta varias consequencias causando um alto indice de pobreza no nosso pais.
A divisao social do trabalho acontece quando ha almento da produtividade e o aperfeiçoamento dos metodos de trabalho.
Em sua epoca Karl Marx, achava que nao bastava trabalhar para conseguir bens,mas sim para acabar com o capitalismo e tambem criticou a condiçao degradante em que os trabalhadores estavam. Ele declarava que, somente pelo trabalho se gerava riqueza, e quem a produzia nao tinha o direito a ela. Portando a escravidao ainda existia, em terras mais novas, com o desenolvimnto da expansao maritima.
Karl Marx tambem dizia que todo o trabalhador e responsavel pela produçao, sendo assim, tendo todo o direito de receber uma porcentagem sobre o lucro da produçao.
Na minha opiniao, uma vida digna hoje em dia esta intimamente ligada com um bom emprego, e tambem que todo o trabalhador teria que ter sim o direito sobre os lucros produzidos na empresa, pelo qual, teve participaçao. Isso almentaria o crescimeto economico da populaçao, baixano o indice de pessoas que passam necessidades, empulsionaria tambem pessoas que nao possuem uma renda alta, a se tornarem proprietarios do movimento e economia.

Unknown disse...

Rebeca Borin, 2°A - n°36 - Craveiro

Como diz o ditado, "O Trabalho diginifica o homem" pois além de benefícios financeiros, o trabalho é capaz de transformar caráters e construir cidadãos.É através dele qe aprendemos a valorizar nossos bens, aprendemos que para termos algo precisamos batalhar por isso, afinal as coisas precisam ser conquistadas!

Tal a importância do trabalho na vida das pessoas que quando estas se deparam com o desemprego se deprimem e ficam impotentes perante à sociedade.

O trabalho e o "bom funcionamento" da sociedade estão diretamente ligados, uma vez que se falta emprego, falta dinheiro e a economia desanda.

Para Marx a divisão social do trabalho traz um aumento da produtividade e aperfeiçoa os métodos e a qualidade da produção. Portanto, o que ele chama de "virtuosidadde do trabalhador mutilado", que nada mais é que a especificação dos ofícios, onde o trabalhador, ainda que conheça todas as etapas de uma montagem por exemplo, s limita em uma só fase, se especalizando nesta, trazendo maior qualidade aos produtos finais.

Anônimo disse...

ELber N 14 2B
Este meio de sustento que chamamos de trabalho, é extremamente importante para qualquer individuo, pois é com ele e por ele que tiramos a renda que nos sustenta, e sua importancia varia: vai desde manter sua casa ou se manter, ou apenas pra voce como individuo manter caprichos.E quando voce não trabalha ou por causa do desemprego ou por falta de idade; no primeimero caso é mais critico pois você ja se mantia ou esta nun periodo de transição de um emprego para outro, mas quando você ne trabalhou, a pessoa só tende a acrecentar, tendo sua propria independencia e uma enorme satisfação.
Ha uma enorme diferença de classes sociais, existindo pessoas q trabalham sem presisar, só por luxo e pessoas q morrem de fome.
Karl marx defendia que o trabalhador deveria ser livre, assim se esforçaria mais, aumentando a produtividade e combateria o capitalismo

Unknown disse...

Oiii aqui é Luma Fernanda de A.Tovazi Nº28 2ºB Craveiro!!!
O trabalho já foi visto por alguns povos e civilizações antigas a nossa como algo que representava sofrimento,castigos.Mais nos dias de hoje ele é afonte de renda de muitas milhares de pessoas pois é atraves dele que o trabalhador se sustenta e lucra.
O trabalho é de total importância na vida de uma pessoa pois é ele quem possibilita renda para a pessoa pagar suas dispesas de moradia,alimentação,etc.

O desemprego ele causa vários problemas na sociedade pois uma pessoa desempregada procura outras formas e meios de ganhar dinheiro por não ter um trabalho sendo essa forma de ganhar dinheiro ilicita ou não,muitos desempregados acabam entrando no mundo do crime pela falta de espaço no mercado pra ela,muitas vezes essa falta de espaço é gerada pela falta de capacitação,falta de escolaridade,subistituição de homens por maquinas essa falta de capacitação acaba levando muitos para o crime e aumentando a violência social.As pessoas menos capacitadas que tem oportunidades de empregos acabam ficando com os empregos de baixa remuneração,como os empregos de lixeiro,gari,domestica,entre outros.
Cada vez que o número de desempregos aumenta o número de criminalidade tambem aumenta pois muitos desempregados acham no crime uma forma rápida e fácil de lucrar.Tambem há um aumento na pobreza no país,muitos não encontram uma forma de renda então passam a morar debaixo de viadultos,e viver de forma miserável na pobreza total sem alimento,casa,renda.
Calr Marx percebeu uma desigualdade de renda enorme entre os empregadores e trabalhadores,ele percebeu que os empregadores exploravam a classe trabalhadora.Os trabalhadores vendiam sua força de trabalho aos empregadores e ganhavam menos que o justo de direito pelo seu trabalho.
Ele acreditava que não deveria existir divisão entre empregador e trabalhador,e se essa relação existisse o trabalhador deveria receber uma porcentagem pelo seu trabalho pelo que ele produziu já que é ele quem produz e sem ele o produto não poderia existir.O trabalhador deveria receber um salário pela sua produção e seus serviçis prestados ao empregador,pois não era justo o empregador ficar com o lucro todo pra ele sendo que quem produz é a base de tudo e sem o trabalhador não existiria o produto pois ele é quem é responsável pelo produto ter sido produzido e vendido ele merece uma parte disso.
Eu concordo com Marx pois o trabalhador é quem produz ele é o responsável pela produção ele tem direito de ter uma parte do lucro afinal é o lucro sobre seu trabalho.Sem o trabalhador não seria possível o empregador obter lucros pois ele é a base de tudo a base do lucro.

Anônimo disse...

Vitor Hugo N 40 2B
Infelismente vivemos em uma sociedade em que somos uma ferramenta do sistema, onde trabalhar é uma obrigração. Ninguem pode levar uma vida de subsistencia por exemplo e estar livre de impostos, divisão de terras, e etc. E o desemprego se tornou o desespero, pois sem um trabalho não se tem dinheiro, e sem dinheiro não se compra comida, roupas, moradias, cobertores e outras coisas essenciais para vida. Issu tem um peso muito grande na sociedade pois todos estão em busca da mesma coisa, do mesmo emprego, desvalorizando assim a mão de obra.
Karl marx éra contra o capitalismo, defendia a liberdade do trabalhador. A virtuosidade depois de um dia inteiro de trabalho arduo.
Eu acho que toda politica tem seus pró e contras, mas não concordo com muitos pontos do capitalismo, então, acabo tendo uma leve simpatia pelas ideias de Karl marx

Anônimo disse...

Renato N 37 2B Craveiro
Hoje em dia tudo é uma corrida, se você não for rapido o bastante alguem mais rapido o passara e pegara o seu lugar, e em uma corrida apenas um ganha a primeira colocação. E eu não acho issu uma liberdade, a liberdade que tanto karl marx defendia.
O capitalismo visa viver pouco em intensidade e não muito em qualidade, por isso sou contra ele, aceitando de bom grado as ideologias de karl marx

Unknown disse...

André 2ºA nº6 Craveiro
O trabalho e muito importante na vida das pessoa primeiro q com um emprego a pessoa pode ter uma boa condição social e tambem ajuda outras pessoas como os professores.
O desemprego e uma das piores coisas q tem na sociedade uma pessoa desempregada muitas veses naum são eceito pela sociedade´por estar desempregado as pessoas acham que ele e um uma pessoa priguiçosa que não quer saber de nada e nem sabe o q essa pessoa pode estar passando.Odesemprego tambem acontece por não ter pessoas qualificadas para para varias area de trabalho e isso tambem acaba gerando o desemprego
karl marx achva que os empregados deviam ser assalariados assim teria mais igualdade nas classes sociais.Trabalho mutilado por que o patrão usava seus empregados somente como instrumento de trabalho para ter lucro para si propio sem direitos os empregados
Isso e tudo espero que esteja certo!

Unknown disse...

Renata n°37 Série:2°A
Antigamente o trabalho era visto como uma escravidão mas já nos dias de hoje o trabalho é visto como um esforço pra a sobrevivencia do homem!
Karl era um economista Francês
Para Karl Marx o trabalho deveria ser livre e assalariado ele compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social.
Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Até hoje, as idéias dele continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a idéia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

Diuliane disse...

Oii aqui e a Diuliane n°12 Série:2°A


Atualmente o trabalho e essencial na vida do ser humano e a partir dele que construímos
Principalmente nosso caráter, moral e auto-estima alem de ser indispensável no desenvolvimento social de cada um.
O desemprego hoje e um dos maiores problemas da nossa sociedade, e vem aumentando o cada dia. Os fatores para esse aumento variam desde falta de espaço no mercado de trabalho ao grande numero de pessoas analfabetas, esse aumento de desempregados causa diversos problemas como: baixa estima do individuo desempregado, fome, criminalidade, gerando assim um alto índice de pobreza.
Segundo Karl Marx, quanto mais o homem produzia mais ele se desvalorizava, isso porque, assim ele estaria valorizando ainda mais o mundo das coisas, chegando ao ponto de se tornar uma mercadoria do capitalismo.
Karl Marx defendia a idéia de que o trabalhador deveria ser assalariado e ter seus direitos respeitados deixando de se submeter aos domínios capitalistas, acreditava ainda que não devesse haver divisão entre trabalhador e empregador e se houvesse o trabalhador deveria receber uma porcentagem pelo que produziu.

Eu concordo com Karl Marx, acredito que se todos os trabalhadores fossem assalariados, e todos seus direitos fossem respeitados o índice de miséria, marginalidade, e a grande diferença de classes sociais existente em nosso pais diminuiriam.

Anônimo disse...

oi é a Ana do 2°A N°1
hoje em dia o trabalho é muito importante por que sem o trabalho as pessoas não vive,pois é com isso que se sustentam.
A falta de oportunidade, recursos e dinheiro.Causando a pobreza.
Karl Marx dizia que o trabalhador tinha que ser livre e assalariado.Porque as pessoas acabaram aceitando as suas em posições que os patrões davam.
Sim, porque todo trabalhador temo direito de receber e ser livre isto é se não existir o trabalhador os patrões não teriam como produzir o seus produtos e ganhar com isso.

Unknown disse...

Raíssa B. Borin nº35 Série: 2º Colégio A


Hoje em dia o trabalho é muito importante para a vida das pessoas. Pois é com o trabalho que adquirimos conhecimentos. E é através dele que temos contatos com novas pessoas.
Com o trabalho, recebemos o salário, e com o mesmo vivemos, pois é com ele que a sociedade se movimenta.

O desemprego na vida social, além de gerar a pobreza, muitas vezes desestrutura famílias, gerando a desigualdade social, e a discriminação.

Karl Marx dizia que o trabalhador devia ser remunerado, e que a relação entre patrão e empregado deveria ser mudada. Os empregados deveria ter um salário "apropriado",ou seja, receber pelo que fazia.


Ele dizia: “Uma aranha executa operações que se assemelham às de um tecelão...”, assim deve ser o trabalhador, cada qual com sua função, recebendo por isso salários condizentes e que o mesmo esteja realizado com o trabalho feito.

Unknown disse...

Oie aqui e a Bruna numero:07 serie:2ºA Craveiro

O trabalho e essencial na vida de todos as pessoas,e a partir delas que contruimos nossa vida,e a partir disso que passamos a ter um pouquinho mas de responsabilidade em nosso dia a dia.
Defina-se trabalho como uma atividade em que o homeme exerce e com sua inteligenncia transforma a natureza,ao mesmo tempo busca um meio de sustentar atraves das atividades remuneradas.
Karl Marx declara que somente pelo trabalho se gerava riqueza, a quem a produzia nao tinha o direito a ela.
Ele tambem chva que cada um deveria ter seus direitos respeitados deixando de se submeter aos dominios capitalistas,acreditava ainda que nao devia a ver divisao de trablho e emprego.
Mas o desemprego ainda existe em nossa sociedade e esta aumentando cada dia mais.Os que sofrem mais com o desemprego hoje sao os analfabetos aquelas pessoas que nao tiverao oportunidade de estudo na vida,ou ate teve mas nao teve vontade.

Joãao disse...

João Luiz Nº: 17 2ºA

Hoje em dia o ser humano trabalha para manter o seu sustento em casa ,e muitos circulos socias tem como base pessoas de alto nivel salarial e etc... Se uma pessoa é desempregada ela perde uma boa qualidade de vida ela muitas vezes é exclusa da sociedade
Marx achava que o capitalista ou no caso o empregador não devia ficar com todo o lucro da obra sendo que sem o trabalhador o produto não estaria ali, e ele era contra os trabalhos abusivos , que para ele construia uma grande barreira social
Eu concordo com essa ideologia de Marx, pois todo trablhador tem o seu valor , e um desse valores tem que ser o valor de ser livre , receber seu salario sustentar sua Familia e viver sua vida , sem divisão social nenhuma pois todos somos igual , isso naum depende de trabalho cor ou religião.

Unknown disse...

Luis Henrique Iseppe, Nº26 2ºB


Vivemos em um mundo onde todos nos precisamos trabalhar, porque somos consumistas. (Trabalho é uma forma que fazemos uma coisa para conseguir outra, ou seja, exercemos um trabalho para conseguir um salário.) Tudo em nossa vida, basicamente gira em torno do nosso dinheiro que ganhamos com o trabalho, então é claro que o trabalho é uma das coisas mais importantes que existem em nossa sociedade. (Vale lembrar que antigamente o trabalho era tratado como uma forma de castigar, uma coisa cruel). Mais é claro que nem todos tem trabalho, um emprego, uma grande parte da nossa população não consegue um, talvez pela falta de estudo ou de vontade, pela grande concorrência que existe no nosso mercado de trabalho, pela descriminação e também pelo fato de maquinas estarem fazendo o trabalho dos seres humanos. Até nos jovens temos que trabalhar, se quisermos comprar nossas próprias coisas, (cruel, cruel =/ huahuahua). A falta de um emprego pode levar a pessoa ao desespero, ou seja, aumenta o nível de criminalidade, aumenta o número de pessoas sem casa, e por ai vai. Claro que existe uma grande desigualdade entre os empregos, desigualdade existe em qualquer coisa que façamos. Karl Marx dizia que era de direito do trabalhador receber uma porcentagem sobre o lucro da produção logo que ele era de suma importância para tal. É o seguinte, obviamente sempre vai haver um proprietário de alguma coisa que precise de funcionários para a mesma, e é obvio que se ele é proprietário ele não vai aceitar um salário menor que o do seu funcionário não é? Ai vem a diferença dos empregos. Se a pessoa não aceitar esse salário, ela vai fazer o que? Morrer de fome, frio, vai continuar sem uma casa? Não, ela é praticamente obrigada a aceitar esse salário se quiser sobreviver. Isso é fato em nosso mundo. A, claro que é fácil falar que devíamos concordar com isso, mais dinheiro é uma coisa viciosa, quanto mais você usa e tem, mais você quer. Claro que Karl está certo, pelo menos na minha opinião o empregado deveria ser mais reconhecido, deveria ganhar mais. Mais ganhar mais é o que todos querem, até os proprietários... então talvez continue assim por muito tempo ainda.

Unknown disse...

Otávio Teixeira, 2ºB nº:34 !

O emprego na vida dos homens no dia de hoje é uma das coisas mais importantes, pois é dele que sai o sustento do homem e de sua família. Depois que ficamos adultos o trabalho toma grande parte de nossas vidas, isto por um lado é bom porque interagimos com muitas pessoas e nosso conhecimento é apurado, mais tem seus contras também como tudo na vida por exemplo o tempo que perdemos com nossa família, as coisas que gostaríamos de fazer e não podemos por causa do trabalho, etc.
Quando escolhemos um trabalho que gostamos tudo fica bem melhor os colegas de trabalho o chefe a carga horária, mais quando trabalhamos na quilo em que não gostamos tudo relacionado com trabalho é péssimo.
Eu concordo com Karl Marx pois ele era da seguinte filosofia trabalhos para viver e não vivemos para trabalha, isto é a Idea básica que todos os empregados e empregadores devem ter, que a vida não gira em volta do trabalho, e que existem coisas na vida muito mais importante que o trabalho.
E ao meu modo de ver as pessoas tem que ser todas iguais indenpende de raça, religião ou posição social como o bom e velho Robert Nesta Marley dizia.

Unknown disse...

Ramon Henrique Salvarani Ferreira. Nº 35. 2ºB.

Dia 1º de maio de 1943, com certeza um data divisora de águas para situação do trabalho no Brasil, foi neste dia que foi implantada a C.L.T. (Consolidação das Leis do Trabalho.). O Presidente da época era Getulio Vargas, e hoje, mesmo depois de sua morte, devemos sempre agradecer a ele, pois foi graças a sua preocupação com os trabalhadores, que hoje podemos desfrutar de todos os direitos que temos.

Todos os brasileiros foram beneficiados com a C.L.T., e a situação do trabalho no Brasil hoje, só é modelo, graças a esses direitos assegurados por lei. Carteira assinada é direito que garante outros direitos, se você é registrado por uma empresa, tem direto absoluto de FGTS, INSS, etc., além disso, existem também as férias remuneradas, dentre outros.

É fundamental, uma fonte de renda mensal, e o trabalhador garante isso no final do mês, um sustento garantido para a família. Também é bom ressaltar que um país com uma baixa taxa de desemprego baixa, é sinônimo de desenvolvimento e sustentabilidade, assim todo mundo ganha. Mas é claro que ainda falta muito para o Brasil chegar a uma condição confortável, mas eu acredito que com o empenho das autoridades vamos cada vez mais caminhar em direção dessa condição.

Em relação à Marx, eu concordo com suas idéias de que os empregados deveriam ganhar participação nos lucros, pois é um incentivo para que eles trabalhem mais e melhor, em minha opinião, é muito importante um incentivo dos empregadores, pois é fundamental uma boa relação do patrão com o empregado.

ander disse...

anderson toledo 2A craveiro....

Karl Marx acha que todos dia via se especializar em uma area especiafica e se dedicar direta mente aquela area assim um produtor que fabricase um produto compraria um outro produtor que precisace de um outro produtor eassim iria criar uma grande teia de aranha e assim todos teriam trabalho e assim ums ajudam os outros a crescer. hoje en dia isso acontece e é muito importante para nos trabalhadores só que com os avanços de tecnologia as pessoas estão perdendo emprego pois muitas empresas trocam trabalhadores por maquinas e assim muitas pessoas estão ficando sem emprego... as ideias de karl erão boas e eu concordo com elas.. mais com as tecnologias cada vez mais progredindo as pessoas estão perdendo empregoe cada vez ficando mais pobres...
obrigado

Unknown disse...

Clécia Eloise Besse nº05 2º colégio B

O trabalho na vida das pessoas é de muita importância na questão social e familiar de todos.
Com o trabalho podemos ter um padrão de vida de acordo com nossas profissões,ou seja, dependendo
da profissão da pessoa podemos ter uma vida de classe social baixa,classe social média ou classe social alta.Dependemos de nosso trabalho para podermos dar um padrão de vida digno e de conforto para nossa família,para isso temos que ser um ótimo profissional em nossas profissões.
Hoje em dia o trabalho, é tudo na vida das pessoas, dependemos dele e ele esta em falta pois o desemprego esta tomando conta do mundo.
No mundo de hoje desemprego significa um ato de desespero,é um índice quem vem aumentando e muito, e cada vez mais pessoas estão desempregadas na sociedade.O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente, e hoje em dia para ter um bom emprego, precisamos ter um curso superior e mesmo assim muitos com cursos superior estão desempregados,si cobra muito no mercado de trabalho, mas se esquecem que o país onde vivemos ainda temos uma educação falha,e muitas vezes precária,e isso tudo sera cobrado futuramente quando sairmos para procurar emprego,em um mercado tão disputado e competitivo.
As consequências do desemprego na sociedade é o que todos nós vemos dia a dia na televisão ou até mesmo em nosso meio,em nossa cidade,ou seja,as consequências do desemprego é a criminalidade,um cidadão que não tem chance de ter um emprego digno acaba caindo no mundo do crime,isso é o resultado de um país onde a educação ainda é um simples detalhe,no que deveria ser uma prioridade!

henrique disse...

Henrique Ferreira nº13 2ºB Craveiro

O trabalho é fundamental para quem vive independente ou em familia pois é do salario que eles se mantem
é atravez do trabalho que o país cresce e a sociedade se torna sustentável.
existe vários modos de trabalho, o mais sofrido e tambem o mais sucegado.
E desse trabalho que as pessoas compra seus alimentos , etc.
O desemprego é o problema q afeta muitas pessoas,pois é o dinheiro que sustenta as pessoas
então se nao há trabalho nao há salário,é onde começa os assaltos, a venda de droga enfim a criminalidade.
Karl max pensava que nao existia diferença entre o trabalho forçado e o mais sucegado, ex: trabalhador rural e dono de empresa,para ele o melhor modo q havia era esse, mais essa idéia nao foi bem sucedida, pois hoj em dia há muitas desigualdades que afetam os trabalhadores.
Essas diferenças são formadas por nós mesmo em discriminar os outros.

Unknown disse...

Atualmente há no Brasil um auto índice de desemprego o que acarreta um auto índice de pobreza no país.
Esse fator na vida social pode vir a causar o aumento no índice de moradores de rua assim como também o auto índice de climinaridade
sendo que esse é o caminho mais rápido.
Já no conceito do Karl Marx o desemprego é devido também as escassas condições a que os trabalhadores ssão expostos .Sendo que os trabalhadores,na maioria das vezes não são devidamente remunerados pelo que produzem.
Na minha opnião Marx está completamente certo,todo trabalhador devia receber uma porcentagem do lucro da produção já que foi responsável.

independente do que você escuta disse...

Henrique Golo N°14 2°B

Hoje em dia no brasil o indice de desemprego é muito grande e o trabalho é uma coisa essencial em nossas vidas sem execer nenhum trabalho ja começam a nos chamar vagabundo e etc,pois o trabalho e uma coisa tão necessaria em nossas vidas pelo dinehrio que vamos receber pelas lições de vida que vamos ganhar lá .Já Karl Marx achava que nao tinha nenhuma diferença entre o trabalho duro e o pessado. Mas hoje em dia o melhor é oq eu tem o melhor emprego, pois ele é o que ganha mais trabalha menos e etc.

- Stefanie disse...

Stefanie Campos Rostirola n°38 série:2°B

O trabalho serve para a sobrevivência humana, desde os séculos passados, todos querem conquistar uma vida digna para a família.
O tema Trabalho, é muito falado e considerado importante para a sociedade. Em épocas e classes sociais diferentes o trabalho foi exaltado ou desprezado. O trabalho já foi até considerado pelo catolicismo como uma penitência, e redenção, no protestantismo, um meio de enriquecer.
Define-se TRABALHO como uma atividade em que o homem exerce e com sua inteligência transforma a natureza, ao mesmo tempo busca um meio de se sustentar através das atividades remuneradas.
Para Marx o trabalhador deveria ser mais reconhecido, deveria receber uma porcentagem de sua produção, ou seja, do lucro que ele da à empresa que trabalha, já que sem ele a produção não existiria .Eu concordo se visto por esse lado de que o trabalhador deveria sim ter esse direito ou ao menos ter um bom salário.

José Luiz disse...

OI aqui é a José Luiz craveiro... 2ºB Nº21
O trabalho, em geral, é visto como a venda da força de trabalho para a existência do ser humano. Ele é de extrema importância na vida das pessoas, pois é através dele que indivíduo se sustenta, adquiri conhecimentos, experiências e valorização pelo trabalho que exerce.
O desemprego é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade. As conseqüências dele são inúmeras, dentre elas está à fome, a miséria, o aumento da criminalidade e da mão de obra barata. O desemprego é grande, não pela falta de serviços, mas também pela falta de qualificação do trabalhador.

Karl marx queria que quem trabalhasse fosse remunerado, e para ele não deveria existir a divisão entre patrões e funcionarios/ empregados. Ele usa esse termo virtuosidade do trabalho multilado por causa da divisao social do trabalho e isso seria um resultado dessa divisão.

Concordo, pois se não houvesse a divisao de classes não haveria desigualdade e outras coisas que geram o desemprego.

Unknown disse...

Oi aqui é a Jaqueline P.dos Reis N°15 2°B Craveiro...
Trabalho..
O Trabalho vem de muito tempo atrás,onde era feito de forma muito cruel.
Hoje em dia,o mercado de trabalho esta muito concorrido,muitos estão se formando,adqurindo qualificação.Está cada vez mais dificil conseguir um bom emprego na área que queremos atuar.Não basta apenas se formar,temos que ter um diferencial para nos destacar.
O maior número de desempregados em nosso país é de jovens.Época dificil onde queremos adquirir independência,morar sozinhos,construir uma vida..
E o trabalho é a base de tudo isso.E ainda mais nesse mundo onde o dinheiro tem enorme importância,as pessoas só pensam em comprar e comprar.
Para Karl Marx havia uma grande injustiça social no capitalismo,um regime econômico de exploração..
Concordo,pois até hoje há muita exploração e preconceito no mercado de trabalho.Muitos patrões exploram seus empregados pagando-lhes quantias muito inferiores que as devidas,e estes aceitam estas condições por questão de pura necessidade.

Unknown disse...

Nayara Faria Mosso Nº 33 Série:2ºB / Craveiro

A importância do trabalho vai muito além das necessidades do capital, pois envolve também as necessidades humanas individuais. Através do seu trabalho, o homem não apenas produz bens individuais e coletivos, os quais promovem o desenvolvimento pessoal, familiar e de uma nação, mas também passa a desempenhar influência plena sobre o indivíduo e sua relação com o meio em que vive.
O desemprego tem sido um dos maiores problemas sociais atualmente enfrentados pela humanidade.
Também há comprovação de que a violência e o crime,de um modo geral, estão diretamente relacionados com o desemprego. Este pode ainda provocar desorganização familiar e social.
Segundo Karl Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Eu concordo com Marx, pois eu acho que todos os empregados deveriam ter mais direitos, e não essa desigualdade que existe Ex: comissões ao que o empregador produz, e faria o empregador produzir mais, seria um incentivo !

Unknown disse...

Ágata Machado n°01 2B

Acredito que seja muito importante pois na atualidade que vivemos uma pessoa sem emprego alem de sofrer discriminação,não é vista muito bem pela sociedada.O trabalho é importante para a sobrevivencia humana todos querem ter estabilidade na vida para poderem se sustentar e sustentarem suas familias.O desemprego infelizmente significa muito a maioria das pessoas não se interessam se a pessoa tem uma boa moral mas sim se tem dinheiro no bolso,a sociedade ao longo dos anos se modificou,varias coisas fizeram com que havesse o desemprego o desemprego pode trazer frustações psicologicas financeira familiares e por assim vai.A sofisticação de mecanismos a globalização então fez com que houvesse tanto desemprego.Acredito que as consequencias dos desempregados todos pagam com o aumento dos impostos talvez para cobrir despezas do seguro desemprego afinal aquele dinheiro tem de vir de algum lugar e o desemprego afeta a saude fisica e principalmente mental do trabalhador e não acreditava no capitalismo
Karl Marx acreditava que o trabalho é a centralidade da atividade humana ou seja sendo os homens seres sociais ele era a favor da liberdade no trabalho e a defendia.Karl Marx era contra o capitalismo.Não concordo muito com o Capitalismo porque sem o trabalhador o empresario não seria nada cada trabalhador deve ter sua função para se encachar na sociedade no meu ponto de vista Karl Marx estaria certo na ideia dele

Jeny ! disse...

Jenifer Adriele n°16 2°A

O trabalho hoje em dia é essencial na vida das pessoas,podemos dizer que é nosso "Ponto de partida" pois nos contruimos através dele.
No Brasil há um alto indice de desemprego,e isso tras varias consequencias,tais como:
•a fome;
•Pobreza;
•violência e criminalidade
•aumentara os moradores de rua..entre varios outros.
Karl Marx propôs trabalho em sociedade, para combater o capitalismo,pois quanto mais a pessoa produz menos ela custa e que ela deve ter um bom relacionamento com seo patrão.
Concordo com Marx pois a pessoa deve receber relativo aquilo que ela produz,ter seus direitos e deveres.
Bem acho que isso é tudo !
beijos Carool

elberino disse...

professora carol, aqui é o elber
pedi p/ o vitor digitar o meu trabalho pois estou sem computador, e ele digitou errado o meu numero
está 14 e eu sou o 07....

então é Elber Thiago nº07 2ºB
para não houver algum engano vou postar a minha resposta:

Este meio de sustento que chamamos de trabalho, é extremamente importante para qualquer individuo, pois é com ele e por ele que tiramos a renda que nos sustenta, e sua importancia varia: vai desde manter sua casa ou se manter, ou apenas pra voce como individuo manter caprichos.E quando voce não trabalha ou por causa do desemprego ou por falta de idade; no primeimero caso é mais critico pois você ja se mantia ou esta nun periodo de transição de um emprego para outro, mas quando você ne trabalhou, a pessoa só tende a acrecentar, tendo sua propria independencia e uma enorme satisfação.
Ha uma enorme diferença de classes sociais, existindo pessoas q trabalham sem presisar, só por luxo e pessoas q morrem de fome.
Karl marx defendia que o trabalhador deveria ser livre, assim se esforçaria mais, aumentando a produtividade e combateria o capitalismo

Unknown disse...

Oi aqui e o Rodrigo do 2A Numero 38- Craveiro
1-o trabalho ajuda as pessoas a se sustentar a sua familia e a pagar suas contas , o desemprego é a falta de esduto das pessoas , as principais consequencias são: moradores de rua e mendingos
2-Karl Marx propôs trabalho em sociedade, para combater o capitalismo,pois quanto mais a pessoa produz menos ela custa e que ela deve ter um bom relacionamento com seu patrão.
Concordo com Marx pois a pessoas devem ganhar a pelo que ela trbalhou nada a mais nada a menos
só se a pessoa fazer hora extra dai ela tem o direito de receber mais
bjkas Prof:Carol
ate mais =) me da uma nota boa blz