Finalidade do Blog

Estudos, notícias, informações e complementação sobre questões de sociologia para o Ensino Médio

sexta-feira, 20 de abril de 2012

NOVOS TEMAS PARA ENEM 2012.

Para este ano, temos vários temas novos que até agora não cairam e que tem grande possibilidade de cair e aqueles que ainda estão em repercurssão na mídia.

                                               Começo dizendo  dos temas que ainda estão na mídia, podemos dizer da cidadania que significa - exercer seus direitos  e deveres como: (voto, direito de expressão, de reclamar, denunciar, dignidade da pessoa humana, direito de defesa, direitos sociais, direitos do idoso, direitos da criança e adolescente, direito do consumidor. (expliquei em sala!!!), dentre muitos outros... Temos também a usina de belo monte (Já aprofundei em sala de aula e que caiu....), violencia contra mulher, contra vulneráveis, contra criança.


                                                   
                                                   Referente aos temas novos,  a  DESIGUALDADE DA MULHER no ambito de trabalho, pois a mulher sofre preconceito, discriminação. Um estudo feito pelo IBGE constatou que as mulheres são a maioria da população ativa, isto é que estão trabalhando, com 53,5 e que ainda estão em uma situação desfavorável, pois recebem menos que os homens. Aos poucos a mulher foi conquistando seu espaço no mercado de trabalho, podemos citar como exemplo, a cidadania antiga, onde a mulher nem era considerada cidadã, não tinha direito a voto,  e nos dias de hoje, temos 2 mulheres presidentes da republica na america do sul (brasil e argentina).

                                                  Em evidencia seria o VOTO INDIRETO, afinal estamso em ano de eleição e já houve casos neste ano. Tanto o voto direto, como voto indireto estão estabelecidos na  constituição federal. Para lembrar o voto feito pelo povo é direto, secreto, periodico e universal. e o voto indireto é aquele feito pelos politicos, geralmente ocorre com presidente da republica e prefeito, nos casos de cassação, renuncia, impechament que ocorrerem no final do mandato, deverá ser realizado por voto indireto, pois neste caso não necessariamente será o vice presidente ou prefeito.

                                                  Um problema atual da sociedade a Nomofobia) = vem de no mobile, medo de ficar desconectado. E que neste caso puxo o gancho para falar dos meios de comunicação   e seus reflexos na sociedade como (internet, video game, televisão), pois geram o distanciamento e  o contato familiar, problemas de saúde em crianças (obesidade, pressão, coração), influencia e incentiva a violencia por causa de jogos de video game, programas inadequados para faixa etária e que são assistidos pelas crianças sem nunhuma instrução, et cetera.

GENTE LOGO VOLTAREI COM MAIS NOVIDADES.......ABRAÇOS E ATÉ..
                                                 


                                                   



Nenhum comentário: